Comandos Utilizados no GPS

2D ou 3D — Posição duas (Latitude e Longitude) ou três dimensões Latitude, Longitude e Altitude).

ACQUISITION TIME – Tempo necessário para o aparelho registrar um número suficiente de satélites.

ALMANAC – Uma espécie de livro de registro de cada satélite e sua órbita, embutido na memória dos microprocessadores. Utilizando para identificar e prever a localização de qualquer satélite no espaço.

ANCHOR WATCH — Alarme para fundeio (usado quando seu barco está fundeado. a âncora saiu do lugar e seu barco está se movimentando).

APPROACHING – Mensagem que aparece na tela de alguns aparelhos quando se está próximo de um waypoint.

ARRIVED – Mensagem que alguns aparelhos apresentam para indicar quando um determinado waypoint é alcançado.

ASCII – (American Standart Code For Information Interchange) – Código Americano padrão para troca de informação).

ATD – (Along Track Distance) – Distância entre waypoint, Expressão também usada para indicar a medida entre o ponto de destino e o cruzamento da perpendicular entre o barco (receptor GPS) e a rota planejada.

AUTOLOCATE – Modo de operação do GPS ao sair da fábrica.

AVSPD – (Average Speed) Velocidade média desde o último “reset”.

AZIMUTE – ÂNGULO entre o norte de referência (verdadeiro ou magnético) e um astro ou satélite, Varia de 0º a 360º.

BATTERY LOW – Mensagem que aparece no visor do GPS indicando que as pilhas deve ser recarregadas ou substituídas.

BEACON – Radiofarol – Estações transmissoras das correções DGPS.

BRG — É o rumo apresentado pelo GPS. O próprio equipamento já fornece o rumo (verdadeiro) ou é a marcação do “waypoint” de destino.

BTW — (bearing to waypoint) — Rumo ate’ o waypoint.

CDI (Course Desviation Indicator) – Desvio de Rumo – Representação gráfica do desvio do rumo inicialmente planejado.

CDI Alarm (Course Desviation Indicator) – Desvio de Rumo.

CLEAR — Limpar.

CLOCK BIAS – Erro do relógio (oscilador a cristal) do receptor GPS.

CLOSE – Mensagem fornecida por algum aparelhos para indicar que se encontra a menos de uma determinada distância de um WPT, pré programada pelo operador.

CMG – (Course to Make Good) Rumo Planejado entre dois waypoint da rota.

CÓDIGO C/A (Course Aquisition Code) – Código de Aquisição Grosseira).

CÓDIGO P (Precision Code) – Código de aquisição não degradada (fins militares).

COG (course over ground) — Rumo no fundo — É a resultante da direção realmente navegada, desde o ponto de partida até o ponto de chegada. num determinado momento. na carta. ou seja. o rumo no fundo e’ a resultante entre rumo na superfície e corrente).

COURSE MADE – Traçado do rumo planejado, A linha entre o ponto de partida e o ponto de chegada.

CROSS TRACK — Erros de navegação. desvios lateral em relação a rota prevista.

CRT (Catodic Ray Tuve) – Válvula de Raios Catódios.

CSE – Course – Rumo da superfície.

CTS — (Course To Steer) — Rumo a seguir. considerando o abatimento de vento/corrente.

CU — (Course Up) — Orientação da carta eletrônica com o curso para cima.

CURSOR – Faixa móvel da tela, em fundo reverso, usado para selecionar uma opção. Espécie de cruz ou marca (crosshair) que se move na tela do plotter dou chartplotter para selecionar um determinado ponto.

DATUM – Ponto Astronômico inicial de um sistema geodésico.

DEFAULT – Atribuição de valores padronizados de acordo com o fabricante.

DELETE – Excluir um ponto ou uma informação do GPS.

DESVIATION ou VARITION – Declinação Magnética.

DISTANCE TO GO (DTG) — Distância da posição atual até o próximo Waypoint da rota ou Distância para chegar (regular para milhas náuticas).

DOP — (Diluiton of Precision) — Desvio de posição.

DR – (Dead Reckoning) – Posição estimada sem considerar o abatimento da embarcação devido a correntes e ventos, etc.

DST – (Distance) – ou DTG (Distance To Go) ou RNG (Range) Distância para waypoints (da posição atual para o ponto desejado.

DTG (Distance To Go) ou RNG (Range) Distância para waypoints (da posição atual para o ponto desejado.

DTK – Desired Track – o Mesmo que CMG Rumo Planejado entre dois waypoint da rota.

DTW — (Distance to waypoint) — Distância até o Waypoint.

ELPSD – (Elapsed Time ou TTIME) (Trip Timer) Tempo decorrido desde o último “reset”.

EPE — Estimativa do Erro da Posição.

ETA — Hora estimada para chegada.

ETD — Hora estimada de partida.

ETE — Tempo Estimado de navegação entre a posição atual da embarcação e um determinado waypoint da derrota.

EVENT MARK — Marca a posição de algo desejado (ou simplesmente MARK).

FT – (feet) — Altitude em Pés.

GC – (Ground Course) – O Mesmo que COG.

GDOP — (Geometric Diluition Of Precision) — Desvio Geométrico de Posição.

GEOIDE – É a forma da Terra. Alguns manuais ou livros sobre GPS definem erradamente como “sistema geodésico que leva em conta as deformações da terra”.

GO TO — Ir para.

GOOD – Rumo percorrido em relação ao fundo. Normalmente é diferente do rumo planejado devido a correntes, ventos, etc.COMPASS – Tela de Navegação em formato de bússola.

GQ — (Geometric Quality) — Desvio Geométrico de Posição.

GS – (Ground Speed) ou SPD (Speed) ou SOG (Speed Over Ground) ou VOG (Velocity Over Ground) – Velocidade em relação ao fundo (instantânea).

HDOP — (Horizontal Diluition Of Precision) — Desvio horizontal de precisão.

HEADING (HDG) — HDG Direção instantânea da proa indicada pela agulha.

HIGHWAY – Tela de navegação em formato de autoestrada.

HU — (Head Up) = Orientação da carta eletrônica com a proa para cima.

IALA – Associação Internacional de Sinalização Náutica.

LANDMARK – O mesmo que waypoint.

LCD – (Liquid Cristal Display) – Tela de Cristal Liquido.

LEG — Uma pernada da rota ou rumo.

MARK – Tecla para gravar a posição atual.

MHz (Megahertz) – Unidade de Frequência = 1 milhão de Hertz.

MOB (Man Over Board) — Homem ao mar. Este comando (tecla) permite que em caso de homem ao mar, imediatamente após ser acionada, o GPS insere um ponto chamado de MOB com a posição atual e ao mesmo tempo executa a função GO TO (ir para), considerando este ponto como destino.

MOON AND SUN CALC – Cálculo das horas do nascer e por da lua e do sol em determinado local.

MOONRISE – Nascer da Lua.

MOONSER – Por da Lua.

MXSPD – (Maximum Speed) – Velocidade máxima desenvolvida desde o último “reset”.

NAV – Telas Gráficas para navegação.

NM (Nautical Miles) — Milha náutica.

NMEA — (Nautical Maritime Eletronic Association) – Órgão dos EUA que objetiva a padronização entre os equipamentos eletrônicos de bordo. A sigla seguida de algarismos indica o formato do sinal de entrada e saída e de interface com outros aparelhos.

NU — (North Up) — Orientação da carta eletrônica com o norte para cima.

OFFSET – Diferença de fusos horários.

OLD – Quando o aparelho indica a última posição obtida e não a atual.

PLOTTER – Traçador de Rotas.

POS – (Position) Posição atual fornecida pelo GPS.

POSITION FIX — Posição Calculada.

RANGE / – (Alcance).

RENAME – Mudar o nome de um ponto gravado.

RHUMB LINE – Linha Loxodromica. Linha Reta na projeção de Mercator.

RNG (Range) Distância para waypoints (da posição atual para o ponto desejado.

ROUTE (RTE)— Rota ou rumo.

RTE BANK – Catálogo ou arquivo de rotas.

SA — Disponibilidade seletiva.

SAILPLAN – Plano de Navegação.

SETUP — Ajustagem.

SHIP POSITION — Posição do barco.

SMG – (Speed Over Ground – O mesmo que GS.

SMG – (Speed to Make Good) Velocidade Planejada.

SOA – (Speed Of Advance) — Velocidade de avanço na superfície — é aquela com a qual se pretende progredir ao longo da derrota planejada.

SOG – (Speed Over Ground) — Velocidade no fundo (instantânea).

SPD – (Speed) – Velocidade em relação ao fundo (instantânea).

SQ – (Signal Quality) – Indica a qualidade do sinal de cada satélite.

SUNRISE – Nascer do Sol.

SUNSET – Por do Sol.

TIDE — Marés.

TRACKBACK – Função para navegar a derrota de volta, automaticamente, usando dados do TRACKLOG.

TRACKLOG – Posições da derrota percorrida registradas na memória do receptor.

TRIP — Distância da viagem.

TRK — (Track) Trilha ou Caminho.

TRN – (Turn) Guinar, Quantidade de graus a se guinar em relação ao rumo atual.

TTG — (Time To Go) o mesmo que ETE / Tempo de navegação entre a posição atual da embarcação e um determinado WP de destino ou Tempo para chegar.

TTIME – (Trip Timer) – O mesmo que ELPSD.

TUC – (Tempo Universal Coordenado) o mesmo que UTX em português.

UTC — (Universal Time Coordinated) Hora média de Greenwich.

VDOP — (Vertical Diluition Of precision) — Desvio vertical de posição.

VMG – (Velocity Made Good) Perda de precisão em altitude (vertical).

VMG — Velocidade no fundo (velocidade média ideal para o cumprimento do plano de navegação)— é a velocidade ao longo da derrota. realmente seguida em relação ao fundo do mar. desde o ponto de partida até o ponto de chegada.

VOG – (Velocity Over Ground) – Velocidade em relação ao fundo (instantânea).

VTP – O mesmo que SOA.

WAYPOINT (WPT)— Pontos do caminho ou pontos de passagem.

WGS — (Word Geodesic System) — Datum eletrônico.

XTE – Distância da Posição da Embarcação ao Waypoint.

XTK – Caimento da embarcação em distância linear.

Dicas Prova:
Perguntas ja apresentadas:
No sistema NAVSTAR GPS, quantos satélites, no mínimo, são necessários para que se obtenha uma posição precisa em latitude e longitude (2D)?
Resp: 3 satélites.

Na linguagem GPS, a sigla EPE significa:
Resp: Estimativa do Erro da Posição.

Em um receptor GPS, as siglas SOA e XTK significam:
Resp: Velocidade de avanço e caimento da embarcação em distância linear.

Na linguagem de GPS, “CDI alarm” significa alarme de:
Resp: Desvio de rumo.

A navegação DGPS em tempo real requer três componentes principais, que são:
Resp: Estação de referência DGPS, link de comunicações e receptor DGPS a bordo.

Durante o planejamento da viagem, tendo determinado todos os pontos de guinada previstos para a travessia, um Capitão-Amador optou por utilizar a tela de navegação CDI (“Course Desviation Indicator”) de seu receptor GPS, para seguir no rumo desejado em direção a cada waypoint (WPT) da rota planejada. Para isso:
Resp: Procurou manter sempre o COG igual ao BRG dos WPTs navegando no CTS.

Na linguagem GPS, a sigla DTG significa:
Resp: Distância da posição atual até o próximo Waypoint da rota.

A sigla CTS de um receptor GPS significa:
Resp: Rumo a navegar compensando a corrente.

O que significa XTE = 0,5’R, mostrado no display de um receptor GPS:
Resp: O barco está 0,5 milha a direita da rota planejada.

A sigla BRG de um receptor GPS significa:
Resp: Marcação de um determinado waypoint.

A sigla BRG de um receptor GPS significa:
Resp: Marcação de um determinado waypoint.

Estando o GPS e a agulha giroscópica interligados com o Sistema Integrado de Navegação de bordo, podemos ter uma informação muito importante para o controle da navegação em tempo real, que consta do conhecimento da:
Resp: corrente local por comparação da direção da proa (“HEAD”) com o Rumo no fundo (“COG”).

Um navegante, ao utilizar um receptor GPS em sua navegação, deve ter em mente que:
Resp: Embora o GPS seja uma ferramenta valiosa para a segurança da navegação, seus sinais.

Estão sujeitos a degradação intencional por parte dos operadores do sistema, qual é o significado do termo TTG na linguagem GPS:
Resp: Tempo de navegação entre a posição atual da embarcação e um determinado WP de destino.

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