MODULO DE CHEFIA E LIDERANÇA

O Maior Líder Que já Existiu
Daniel Godri

 OBJETIVO:
Proporcionar conhecimentos para o exercício da LIDERANÇA, voltada para a integração dos tripulantes no sistema de trabalho, tornando o ambiente mais harmonioso, produtivo e seguro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Entender os conceitos de indivíduo, grupo e relações interpessoais a bordo; e
Conhecer os princípios da liderança, suas técnicas, as características principais do líder e os cuidados no exercício da liderança.

O INDIVÍDUO:
→ Natureza humana;
→ Formas saudáveis e produtivas de relacionamento;

Autoconhecimento, Comunicação, Cooperação, Empenho e Ética.
→ O homem é essencialmente social – Necessita viver em comunidade;
→ Importância de conhecer a si próprio para relacionar-se com outras pessoas.

PERGUNTA: SERÁ QUE VOCÊ SE CONHECE PLENAMENTE
►CONHECER A SI MESMO É TER PLENA CONSCIÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DE SUA PERSONALIDADE, ISTO É, SABER DE SEUS DEFEITOS E QUALIDADES.
PERGUNTA: CONHECER A SI MESMO → MELHORAR SEMPRE

TAREFA Nº 1

EXERCÍCIO DE CONHECIMENTO E APRIMORAMENTO DE SI MESMO:
QUALIDADES:                                                     DEFEITOS:
1)                                                                              1)
2)                                                                             2)
3)                                                                             3)
4)                                                                             4)

Nota de zero a 10 para o que relacionou
Qualidade – De 0 a 3,5 Baixa. De 4 a 6,5 Média. De 7 a 104 deAlta. 80
Defeito – De -10 a -7 Alto. De -6,5 a -4 Médio. De -3,5 a 0 Baixo.

TAREFA Nº 2
TESTE SEUS CONHECIMENTOS:

1.) O que significa conhecer  a si mesmo?
Ter plena consciência de nossos defeitos e qualidades.
2.) O que significa para uma pessoa, melhorar sempre?
Aprimorar-se como indivíduo.
3.) É possível promover melhorias individuais? E quando devemos fazer isso?
Sim. Sempre e continuamente.
4.) De que forma é possível fazer essas melhorias?
Corrigir defeitos e aprimorar qualidades

O GRUPO

Após estudar o comportamento humano como indivíduo é importante estudar o seu comportamento em grupo.

GRUPOS SOCIAIS:
INDIVÍDUO  – >>>> GRUPO – >>>> REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS

GRUPO SOCIAL: CONJUNTO DE PESSOAS ESTRUTURADAS DE FORMA A ALCANÇAREM UM OBJETIVO COMUM

GRUPOS SOCIAIS:
FAMÍLIA – Primeiro e mais importante( principal objetivo a procriação e a educação);
CLUBE ESPORTIVO – Associação de pessoas com o objetivo patrocinar e executar o esporte e o lazer;
RELIGIÃO – Reunião de pessoas que acreditam em uma determinada doutrina espiritual;
SINDICATO – Associação de pessoas com o objetivo de defender e alcançar melhorias para uma classe profissional.
ESCOLA – Associação de pessoas que tem como objetivo ensinar e aprender assuntos necessários ao crescimento intelectual.

PERGUNTA: COMO ESTÁ A SUA INTEGRAÇÃO NOS MÚLTIPLOS GRUPOS SOCIAIS DOS QUAIS VOCÊ PARTICIPA ??

INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO NO GRUPO
1) Compatibilizar os valores e objetivos do indivíduo em relação ao grupo
Ex: Na escola e não gosta de estudar;
Aquaviário que não gosta do mar.
2) Comunicação adequada entre o indivíduo e os membros do grupo.
Ex: Saber a hora de falar e a hora de escutar.
Saber se comunicar por gestos, olhar, escrita.
Usar a linguagem técnica que o grupo exige.

INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO NO GRUPO:
1) VALORES E OBJETIVOS COMPATÍVEIS; e
2) COMUNICAÇÃO ADEQUADA.

TAREFA 3:
As assertivas abaixo são verdadeiras ou falsas:
(V) O homem é um ser social porque tem que viver em grupo.
(F) Grupo social é o conjunto de pessoas estruturadas para alcançarem objetivos diferentes.
(V) São exemplos de grupos sociais a família e a tripulação de um navio.
(F) Valores e objetivos compatíveis e a comunicação inadequada são fatores básicos para a interação do indivíduo a um grupo

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NUMA EMBARCAÇÃO:
Pergunta: A tripulação de uma embarcação forma um Grupo Social ??
Características do trabalho a bordo:
Serviços específicos;
Confinamento;
Pouco lazer;
Ausência de stress urbano;
Folgas não regulares; e
Atenção constante.
Para o indivíduo interagir e se integrar nesse grupo necessita ter os mesmos objetivos e valores. TER VOCAÇÃO MARINHEIRA!!!

TIMES DE TRABALHO:
– Conceito de um clube de futebol
– Importância do Trabalho em Equipe- Valor do conjunto
– Distribuição das tarefas de acordo com o conhecimento e a capacidade de cada um
Ex: A bordo, no convés, no passadiço (quarto de serviço), na praça de máquinas, na cozinha, na limpeza etc.

PARA QUE O TIME TENHA ÊXITO É NECESSÁRIO COMPROMETIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO.

TAREFA:
As assertivas abaixo são verdadeiras ou falsas:

(C) Para entendermos melhor  as relações humanas de uma tripulação de um navio, é necessário analisarmos as características do trabalho e o ambiente de bordo.
(E) O indivíduo para interagir  e se integrar à tripulação de um navio precisa ter os mesmos objetivos e valores, normalmente, encontrados em terra.
(C) A técnica denominada times de trabalhos é a melhor forma de realização das tarefas em conjunto a bordo.
(C) Os dois fatores básicos para a formação de um time de trabalho são o comprometimento e a conscientização dos membros do time com seu trabalho.

Abordamos como ocorrem as relações interpessoais a bordo e como se organizam em times de trabalho para serem mais produtivos, vamos estudar agora, os problemas que podem surgir nestes relacionamentos e como evitá-los.

PROBLEMAS DE RELAÇÕES HUMANAS:

1) Chegada de pessoa nova no grupo
Questionamentos:
Será ele capaz de trabalhar conosco?
Será que vai superar-me?
Será ele um bom companheiro?

Para evitar situação de conflito forma e facilitar sua integração ao grupo neutralizando reações negativas por parte de elementos da tripulação:

designar um membro da tripulação para acompanhar o novo elemento a uma visita às dependências da embarcação e apresentação formal junto aos outros tripulantes;

apresentar as regras que vigoram a bordo, e ressaltar os regulamentos legais em vigor (direitos e deveres) que devem ser cumpridos em qualquer embarcação; e

estipular um prazo para a passagem do serviço do tripulante que desembarca para o tripulante que embarca, com uma formalização desse fato.

2) AMBIENTE DE RIVALIDADE
Desafiam colegas para a execução de tarefas difíceis, arriscadas ou perigosas;

Menos prezam os colegas e caçoam dos que não aceitam os desafios, estigmatizando-os perante os outros;

Depreciam a autoridade do chefe (mestre, imediato ou comandante) junto à tripulação; e

Apresentam-se, normalmente, como líderes, com domínio de vários assuntos profissionais ou não. No entanto, isto não passa de falácia (enganação).

3) INSATISFAÇÃO E IRRITAÇÃO
Longas travessias, principalmente nas viagens de ida;

Falta de programação para a embarcação, principalmente quando deixa toda a tripulação sem a estimativa de regresso;

Viagens que apresentem muitas dificuldades e avarias, que possam representar diminuição do nível de segurança de bordo.

REGRAS BÁSICAS:
Respeitar o próximo e sempre utilizar a boa educação para qualquer nível de relacionamento;

Procurar conhecer os membros da tripulação, a fim de melhor compreendê-los;

Ser claro e positivo quando se expressar, para evitar interpretações errôneas e mal entendidos;

Ser sempre compreensivo, principalmente, nas discussões. Pense que talvez o outro tenha razão e, mesmo que não tenha, tente entendê-lo; e

Fazer o possível para que os seus problemas e dificuldades pessoais não influenciem no seu relacionamento com o grupo.

TAREFA 4:
As frases abaixo são falsas ou verdadeiras?

(C)  Dentre os problemas de relações humanas, a chegada de um novo tripulante a bordo poderá gerar atitudes ásperas por parte dos membros menos seguros ou menos afeitos ao relacionamento social.
(C)  A forma correta de enfrentar os possíveis problemas a bordo, quando da apresentação de um novo tripulante é facilitar sua integração ao grupo.
(E)  Elementos agregadores são pessoas que agem propositalmente para motivar um ambiente de rivalidade, produzindo animosidade entre os  tripulantes.
(C)  A insatisfação e a irritação a bordo devido longas travessias podem ser contornadas mantendo-se a tripulação bem informada, mesmo que as informações  não sejam boas.

TAREFA Nº 5:

1.) De que depende um indivíduo para que possa ser aceito socialmente?
É preciso que apresente qualidades que agradem a sociedade na qual interage e ao mesmo tempo, que seus defeitos sejam aceitos e suportáveis
2.) Você acha que os grupos sociais têm linguagem própria? Justifique sua resposta.
Sim, sem dúvida que têm, afinal é esta uma de suas características
3.) Cite as cincos características do trabalho a bordo?
Confinamento, Pouco lazer, Ausência de stress urbano, Folgas não regulares, e  Atenção constante.
4.) A comemoração dos aniversariantes do mês eleva os níveis de tolerância individual e coletiva a bordo, desde que os tripulantes mais antigos  recebam presentes melhores que os mais novos. Diga se concorda e por quê
Não, porque todos devem ser tratados igualmente, sem discriminações e privilégios
5.) A tripulação de uma embarcação forma um grupo social? Justifique sua resposta.

Sim, porque é um conjunto de pessoas estruturadas para alcançarem os mesmos objetivos, no caso, profissionais

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O ESTUDO DESTA UNIDADE APROFUNDOU NOSSOS CONHECIMENTOS SOBRE OS PRINCIPAIS CONCEITOS DA NATUREZA HUMANA, DA IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO E DE SABERMOS PERCEBER O OUTRO PARA MELHOR VIVERMOS EM GRUPOS SOCIAIS. VIMOS TAMBÉM QUE PARA UMA TRIPULAÇÃO TRABALHAR EM EQUIPE NECESSITA TER VALORES E OBJETIVOS COMPATÍVEIS E UMA COMUNICAÇÃO ADEQUADA E, POR FIM, ESTUDAMOS OS PROBLEMAS DO RELACIONAMENTO HUMANO, EM ESPECIAL NO AMBIENTE A BORDO DE UM NAVIO, E COMO FAZER PARA EVITAR OU CONTORNAR SITUAÇÕES DE CONFLITO.



“Você pode plantar o que quiser, mas a colheita é obrigatória”

CONCEITO DE LIDERANÇA:
A palavra líder é originaria do antigo Celta e significa:

PESSOA QUE VAI À FRENTE PARA GUIAR OU MOSTRAR O CAMINHO E QUE PRECEDE OU DIRIGE QUALQUER AÇÃO, OPINIÃO OU MOVIMENTO.

“LIDERANÇA É A ARTE DE INFLUENCIAR PESSOAS A COOPERAR NA CONSECUÇÃO DE UM OBJETIVO QUE CONSIDEREM, POR SI MESMAS, DESEJÁVEL ”

A LIDERANÇA É UM FENÔMENO SOCIAL
Só acontece em sociedade – nos grupos, não apenas de seres humanos mas também entre os animais.

Um homem sozinho ou um animal isolado não podem ser líderes de nada, pois falta o essencial – Quem liderar!

A LIDERANÇA NA ANTIGUIDADE E DURANTE SÉCULOS:
Uns nascem pra mandar e outros para obedecer.

AO LONGO DA HISTÓRIA:

A Liderança como um atributo natural do ser humano.

Uma qualidade global do indivíduo.

Um atributo assim como a simpatia e a inteligência.

“A liderança, como função do indivíduo, pode ser desenvolvida ou apurada, assim como qualquer outro atributo.”

LIDERANÇA, FUNÇÃO DA SITUAÇÃO:
Liderança só acontece com aqueles que detêm uma habilidade, característica ou qualidade exigida para uma determinada situação.

O exercício da liderança é condicionado às exigências da situação, assim como se admite ser o melhor líder aquele que mais de perto atende às necessidades dos liderados.

Liderança é sempre melhor exercida por aquele que mais conhece os meandros do seu ofício.

“Os líderes servidores sabem que a ênfase é na construção da autoridade e não do poder, no exercício da influência e não da intimidação.”

No livro O Monge e o Executivo, o autor, James Hunter, demonstra que a AUTORIDADE SE DÁ ATRAVÉS DA CAPACIDADE DE INFLUENCIAR AS PESSOAS POR MEIO DO RESPEITO CONQUISTADO.

Já O PODER, É LIGADO À CAPACIDADE DE COAGIR A EQUIPE POR MEIO DE AMEAÇAS EXPLÍCITAS OU VELADAS E USO DA FORÇA.

TAREFA Nº 1:
Incêndio na praça de máquinas do Navio Mercante Santa Fé.
O comandante do NM Santa Fé, Artur, tem na sua tripulação dois excelentes Oficiais, Pedro e João, com o mesmo tempo de embarque. Na semana passada, ao começar um incêndio na Praça de Máquinas os dois estavam no seu interior. Pedro, imediatamente, liderou os homens e conseguiu debelar o sinistro, evitando maiores danos ao pessoal e às instalações do navio. Mas João ficou paralisado e depois começou a entrar em pânico, começando a gritar e a chorar apavorado. Pedro, ao perceber a situação do colega, determinou a dois homens que retirassem João, imediatamente, da Praça de Máquinas e que o levassem à enfermaria. Isto fez com que o Comandante mudasse o seu tratamento com João.

Comentar sobre o comportamento de Pedro e de João. Quem demonstrou habilidades técnicas de liderança?
Pedro demonstrou ser um verdadeiro Líder
João, infelizmente, demonstrou não ter as condições de liderar.
Nas situações difíceis ou de pânico o líder tem absoluto autocontrole e orienta os demais como contornar ou solucionar aquela situação difícil.
O mínimo que se esperava de João seria a sua coragem para colaborar com os demais!

Por que os tripulantes obedeceram a Pedro, cumprindo fielmente as suas ordens sem contestar?
Técnicas: conhecimento profissional, decisão e iniciativa, controle e supervisão, solução de problemas e habilidade de ensinar.
Humanas: poder de comunicação, integração e cooperação, energia e entusiasmo e coragem de ousar

No lugar do Comandante Artur o que você faria com João?
Desembarcaria João e recomendaria um tratamento psicológico para ele.
(Esta foi uma decisão que deu certo, pois 6 meses depois, ele reembarcou com atitudes bem diferentes e positivas, se tornando um ótimo oficial. Hoje, é o Imediato do mesmo navio.)

TÉCNICAS DE LIDERANÇA:
COAÇÃO – Domínio pela imposição;

SUGESTÃO – Domínio pelo entusiasmo; e

PERSUASÃO – Domínio pelo convencimento.

O bom líder deve saber usar as técnicas de liderança da seguinte forma:

Predominância da persuasão;

Ocasionalidade da sugestão; e

Excepcionalidade da coação.

TAREFA Nº 2:
Pane de máquinas no Navio Mercante Atalaia na travessia Rio/Paranaguá.
Na travessia Rio-Paranaguá o NM “Atalaia” teve uma avaria nas máquinas que o fez ficar a deriva por três horas. O Comandante Lucio determinou aos seus Oficiais de Náutica que subissem para auxiliar na vigilância visual e no radar, pois apesar de estarem em alto mar, encontravam-se em rota de intenso tráfego dos grandes mercantes.
Nesta situação, um dos Oficiais perguntou ao Comandante se poderiam fazer um revezamento de hora em hora, de tal forma que dois Oficiais pudessem descansar.
Isto deixou o Comandante irritado, respondendo  que “Quem manda no meu navio sou eu, e se estou ordenando para que todos fiquem aqui é porque acho necessário  para a segurança do navio e não quero mais ponderações sobre este assunto! Aos seus postos!”

Que tipo de técnica de liderança usou o Comandante?
Coação.

Se você empregasse a técnica de persuasão, o que diria aos seus comandados?
Explicaria aos Oficiais todos os motivos que tornavam aquela situação crítica e que precisava da colaboração
de todos na vigilância, até que a avaria fosse solucionada.

Se você empregasse a técnica de sugestão como iria proceder?
Enfatizando que se tratava da segurança da tripulação e do navio.

CARACTERÍSTICA DO LÍDER:
LIDERANÇA POSITIVA Corretiva e Produtiva

LIDERANÇA POSITIVA:  É UM CONJUNTO DE PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS PARA LÍDERES, COM O OBJETIVO DE INCENTIVAR O MELHOR DE CADA LIDERADO, EM BUSCA DO APERFEIÇOAMENTO DE SEUS PONTOS FORTES.

O INTUITO PRINCIPAL DA LIDERANÇA POSITIVA É AUMENTAR O DESEMPENHO DAS EQUIPES E, CONSEQUENTEMENTE, OS RESULTADOS PARA O ATENDIMENTO DAS DEMANDAS A BORDO!!

“OS LÍDERES MAIS EFICAZES MUDAM PARA SEMPRE O CURSO DA VIDA DAS PESSOAS.”

TIPOS DE LIDERANÇA:

LÍDER AUTOCRÁTICO – Pessoa que exerce a liderança de forma centralizada, preocupada somente com os resultados e exercendo forte domínio sobre as pessoas.

LÍDER DEMOCRÁTICO – pessoa que exerce a liderança de forma descentralizada, preocupada não somente com resultados mas, principalmente, com as pessoas que compõem a equipe e times responsáveis por esses resultados e as formas e meios de obtê-los.

PERFIL DO LÍDER AUTOCRÁTICO:


DESPREZO – despreza o grupo que dirige, Julgando-se detentor máximo dos conhecimentos exigidos, não permite interferência nas suas decisões.

VAIDADE – procura, na realização dos objetivos da equipe, satisfazer mais à própria vaidade.

COAÇÃO – o método preferido é a coação, impondo muitas vezes o medo constante aos seus subordinados.

MECANISMO – coloca os elementos da equipe em uma situação de: “somente obedecer e não discutir”, transformando-os em instrumentos mecânicos,puramente passivos.

CENTRALIZAÇÃO – adota ao máximo a centralização, por não ter a coragem de confiar em ninguém, anulando assim a iniciativa de seus Subordinados e impedindo a formação de times na orientação e execução de atividades.

IMPRESCINDIBILIDADE – torna-se imprescindível ao funcionamento do grupo e das tarefas, pois tudo é centralizado, tudo para na sua ausência ou é mal conduzido.

AUTOCRÁTICO:
Desprezo/ Vaidade/ Coação/ Mecanismo/ Centralização/Imprescindibilidade.

VALORIZAÇÃO – valoriza os elementos da equipe e, desta forma, motiva-os ao trabalho e à qualidade da execução. Esse é um fator importante, porque agrega à equipe e aos times o sentido da importância do seu trabalho individual e, principalmente, do conjunto.

PERSUASÃO E SUGESTÃO – caracteriza-se, sobretudo, pelo emprego sistemático da sugestão e persuasão junto a toda a equipe, dando a oportunidade da participação de todos nas decisões importantes.

LIBERALISMO – Colocam-se os elementos da equipe como participantes ativos e responsáveis pelos seus atos, propiciando a liberdade da sugestão, discussão, persuasão e execução das tarefas, formando um ambiente de colaboração e responsabilidade individual e coletiva (espírito de equipe)

DESCENTRALIZAÇÃO – adota a descentralização como norma, de forma a possibilitar que haja a iniciativa própria e o exercício de uma consciência de responsabilidade distributiva e equilibrada.

CRIATIVIDADE – incentiva a criatividade dos elementos da equipe e times, formando um ambiente onde se motivam a reflexão, a análise e outras formas de contínua idealização e desenvolvimento.

PRESCINDIBILIDADE – tendo dado o impulso inicial e traçado o rumo a seguir, torna-se prescindível (dispensável) para soluções de casos rotineiros.

DEMOCRÁTICO:

Valorização/ Persuasão e Sugestão/ Liberalismo/Descentralização/ Prescindibilidade

Derivadas do tipo Autocrático:

IMPOSIÇÃO – É a forma mais pura do tipo autocrático, a qual não permite a participação dos elementos da equipe nas decisões, restringido-os a simples execução do que foi determinado pelo líder.

SUPERVISÃO – forma um pouco mais amena do tipo autocrático, onde o líder começa a ouvir os seus subordinados, porém, na hora da decisão toma-a isoladamente, sem considerar qualquer proposta da equipe.

PARTICIPAÇÃO – derivada do tipo autocrático, porém, com grande aproximação às características do tipo democrático, na qual se verifica uma participação dos elementos do grupo nas conversas e discussões em torno do líder, entretanto as decisões ainda tendem para a pessoa do líder.

ESTILOS DE LIDERANÇA:
Derivadas do tipo Democrático:

COLABORAÇÃO – o líder exercita o seu domínio com uma efetiva participação dos elementos da equipe em todas as decisões. A colaboração é um estilo de liderança que proporciona um alto nível de produtividade e criatividade.

FACILITAÇÃO – É a forma mais extrema do tipo democrático, onde o líder, praticamente, é substituído por toda a equipe, que é denominada de equipe auto dirigida.

Na verdade, o papel de domínio que era exercido pelo líder passa a ser o de orientador ou facilitador da equipe ou time. Esse papel pode ser transitório dentro da equipe.

QUADRO RESUMO:

NÍVEL     FORMA   FRASE  TIPO CRIATIVIDADE E TÍPICA PRODUTIVIDADE

1º IMPOSIÇÃO EU QUERO AUTOCRÁTICO BAIXÍSSIMA
2º SUPERVISÃO APÓS OUVI-LOS EU DECIDO, AUTOCRÁTICO BAIXA
3° PARTICIPAÇÃO CONVERSAMOS E EU DECIDI,  AUTOCRÁTICO MÉDIA
4º COLABORAÇÃO NÓS DECIDIMOS DEMOCRÁTICO ALTA
5º FACILITAÇÃO ELES DECIDIRAM DEMOCRÁTICO ALTA

TAREFA Nº 3
O Chefe de Máquinas Paulo, depois da atracação, reuniu seus subordinados e pediu a opinião de todos sobre a melhor forma de desmontar o motor de combustão principal número 2, que apresentou uma falha. Após todos darem suas sugestões ele disse: ”Agradeço a colaboração de todos. Agora vou me trancar no Camarim de Máquinas e peço que ninguém me perturbe por 15 minutos, para que eu possa tomar a decisão mais acertada sobre a maneira mais rápida e segura para realizarmos esta desmontagem e retirarmos a peça avariada.”

1) Qual o estilo de liderança empregado pelo Chefe de Máquinas Paulo?
Autocrático com supervisão

2) De que forma você agiria se estivesse no lugar de Paulo?
Tomaria a decisão junto com eles, aproveitando seus conhecimentos técnicos e suas experiência

TAREFA Nº 4
Após atracar no porto de Santos, o Comandante Nélson com o propósito de integrar a sua oficialidade e comemorar o aniversário de um deles, ordenou ao Imediato que reunisse todos os Oficiais e decidissem onde gostariam de almoçar. Este evento seria patrocinado pelo Armador que se encontrava a bordo. O Imediato fez a reunião e pediu a sugestão de todos, pedindo que cada um colocasse os pontos positivos da sua escolha. De vez em quando surgiam discussões e ele intervinha, colocando ordem e dando oportunidade a todos para falarem e serem ouvidos. Esta maneira de proceder fez com que todos chegassem a um consenso rapidamente e o Comandante Nélson, após o almoço, falou aos seus Oficiais, que nunca tinha visto uma confraternização tão harmoniosa e alegre nos 16 anos que estava embarcado naquele navio!

1) Qual o estilo de liderança que empregou o Imediato para obter uma decisão dos Oficiais?
Autocrático com supervisão. Tomaria a decisão junto com eles, aproveitando seus conhecimentos técnicos e suas experiências

2) Em que situações em um navio devemos, obrigatoriamente, usar de autocracia e imposição para decidirmos o que fazer?
Nas situações de emergências como incêndios, alagamentos e princípios de pânico de qualquer natureza, pois nestes casos, o ser humano tende a agir mais pela emoção e há uma forte tendência ao descontrole. É aí, que o líder deve ser enérgico e firme nas suas ordens e decisões. A autocracia  com imposição torna-se fundamental nestes casos

A LIDERANÇA,COMO DEFINIDO ANTERIORMENTE, É UM ATRIBUTO INDIVIDUAL.

A CHEFIA É UMA FUNÇÃO NA QUAL O TITULAR DEVE EXERCER SUA LIDERANÇA.

HABILIDADES TÉCNICAS E HABILIDADES HUMANAS
Todo homem é chefe.
Não existe um só indivíduo cujo papel seja obedecer sempre, terá oportunidade de exercer autoridade, por menor que seja.

Profissionalmente, devemos desenvolver e praticar a liderança, a fim de que possamos estar preparados para assumir cargos que exijam níveis de liderança cada vez maiores.

HABILIDADES TÉCNICAS E HABILIDADES HUMANAS
HABILIDADES TÉCNICAS: Compõem-se de um conjunto de capacitações necessárias para o bom desempenho profissional e essencialmente importantes para o exercício da liderança no trabalho e são aprendidas ao longo da nossa vida.

HABILIDADES TÉCNICAS:
CONHECIMENTO PROFISSIONAL → Consiste em dominar os conhecimentos profissionais necessários para o exercício da função e, principalmente, estar sempre disposto à atualização dos conhecimentos. O líder que não detenha esta capacitação, certamente, ficará à mercê dos seus subordinados que dominem esses conhecimentos.

SENTIDO DE PLANEJAMENTO → É a habilidade necessária para a organização dos trabalhos, onde se visualizam as necessidades de material, pessoal e tempo adequados para a correta e segura realização das tarefas. O líder, quando planeja as tarefas a serem executadas, está traçando rumos a ser em seguidos pelos subordinados e, mais do que isso, está orientando como
realizá-los.

HABILIDADES TÉCNICAS:
DECISÃO E INICIATIVA DE REALIZAÇÃO→Terá coragem de decidir, pois a indecisão é fator de perda de credibilidade junto à equipe e, consequentemente, a perda da própria liderança. Após a decisão, deve haver a firmeza da iniciativa de realização dos atos planejados.

CONTROLE E SUPERVISÃO→ Essenciais para um trabalho de qualidade e para o sucesso profissional; além disso, é com essa capacitação que se consegue reorientar as tarefas, caso estejam apresentando discrepâncias em relação ao planejado.

HABILIDADES TÉCNICAS:
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS →É a capacidade e energia de equacionar e resolver as discrepâncias que venham se apresentar no curso dos trabalhos. A disposição de solucionar problemas é a demonstração mais evidente do exercício da liderança.

HABILIDADE DE ENSINAR → Possibilita melhorar continuamente
o desempenho da equipe e do líder. Deverá ser capaz de transmitir conhecimento, assim como,incentivar e orientar para o auto aprendizado, a fim de possibilitar o progresso contínuo do grupo como um sistema permanente de ação.

VISÃO DE FUTURO → Capacidade técnica de vislumbrar os desdobramentos dos trabalhos e acontecimentos, assim como o poder de analisar e criticar os fatos.

HABILIDADES TÉCNICAS E HABILIDADES HUMANAS
HABILIDADES HUMANAS:
Consistem no conjunto de habilidades Concernentes ao relacionamento interpessoal, isto significa que o exercício da liderança depende não somente dos fundamentos técnicos e profissionais, mas também das capacitações relativas às relações humanas, ou seja, da interação com o grupo.

HABILIDADES HUMANAS:
PODER DE COMUNICAÇÃO → Será por meio dela que o líder poderá integrar-se à equipe conduzi-la A falta de comunicação tem sido, muitas vezes, a culpada pela derrubada de pessoas que se diziam capazes de liderar uma determinada equipe.

ESPÍRITO DE JUSTIÇA → O sentimento de justiça é de tal maneira inato no coração humano que qualquer injustiça, mesmo vinda de umaliderança estimada, decepciona, revolta e irrita. Ser justo é distribuir elogios e repreensões com critério. É reconhecer a boa vontade de cada um e, principalmente, atribuindo lealdade a cada colaborador àparte que lhe pertence nosucessode uma empreitada.

HABILIDADES HUMANAS:
RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA→ A questão social é, antes demais nada, uma questão de atenção para como próximo. Palavras cruéis, expressões duras e depreciativas podem semear, hoje, o rancor de amanhã. Portanto, não esqueça que um líder educado educa aos que dirige, enquanto que um líder grosseiro rebaixa-se a si próprio

INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO→O poder de unir as pessoas para um mesmo fim é, na verdade, o grande desafio de qualquer líder e para isso é necessário utilizar a capacidade de igualdade e cooperação; a cooperação é a moeda da liderança: alguma coisa que o líder dá ao grupo e recebe de volta.

HABILIDADES HUMANAS:
ENERGIA E ENTUSIASMO → São, na realidade, instrumentos motivadores de uma causa ou de um poder dos quais se utilizam.
O entusiasmo é, em grande parte, a medida de sua influência e, em última análise, é o fator que se relaciona com a sua fé na vida, ou na maneira de encará-la.

CORAGEM DE OUSAR → O líder que detenha uma dose adequada de ousadia, certamente, irá conduzir todos os subordinados para novas empreitadas, que possibilitarão novos desafios e,
consequentemente, novos horizontes. A coragem de ousar está intimamente relacionada com a criatividade e o idealismo

HABILIDADES TÉCNICAS:
CONHECIMENTO PROFISSIONAL, SENTIDO DE PLANEJAMENTO, DECISÃO E INICIATIVA DE REALIZAÇÃO, CONTROLE E SUPERVISÃO, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, HABILIDADE DE ENSINAR e VISÃO DE FUTURO.

HABILIDADES HUMANAS:
PODER DE COMUNICAÇÃO, ESPÍRITO DE JUSTIÇA, RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA, INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO, ENERGIA E ENTUSIASMO e CORAGEM DE OUSAR.

As habilidades técnicas e humanas citadas aqui não esgotam a lista Destacamos algumas das mais importantes para o exercício da liderança.

Faça uma reflexão sobre cada uma das habilidades citadas e as suas habilidades correspondentes, ou seja, procure ver se você tem essas habilidades desenvolvidas.

Tarefa 2.4
Faça uma lista de outras habilidades e capacitações que sejam para você importantes no desenvolvimento e exercício de sua liderança, que não tenham sido citadas nesta subunidade. Procure observar outras e aprimorar diariamente suas habilidades
Caráter, Imparcialidade, Exemplo, Ética, Criatividade, Empatia,  Autoconfiança, Delegação, Flexibilidade, Sinergia, Ser motivador, Humildade , Saber formar líderes, Sinergia, Disciplina, Foco no cliente, Planejamento e Automotivação

I) Marque C para as alternativas corretas e E para as alternativas erradas:
(E) Liderança e chefia são conceitos iguais. Por isso, podemos dizer que todo Comandante de uma embarcação é um Chefe e um Líder.
(C) Os dois conjuntos de habilidades que o líder deve desenvolver e praticar para assumir cargos que exijam níveis de liderança maiores são as habilidades técnicas e as humanas.
(E) Podemos dizer que dois atributos que compõem as habilidades técnicas de um Líder são o poder de comunicação e o conhecimento profissional.
(C) A habilidade técnica que o líder deve ter que lhe permite vislumbrar os desdobramentos dos trabalhos e acontecimentos, assim como o poder de analisar os fatos, denomina-se Visão de Futuro.
 
II) Assinale a alternativa correta:
2.5)  Podemos definir Liderança Positiva como:
(a) Aquela em que os subordinados devem apenas obedecer e não discutir, sem dar sugestões e sem realizar ações criativas.
(b) Aquela em que a influência baseia-se na coação e por vezes na sugestão e persuasão.
(c) Aquela em que a lideranças é centralizada como norma, de forma a possibilitar que haja iniciativa própria e responsabilidade equilibrada.
(d) Aquela em que a influência é saudável, produtiva e até necessária para corrigir imperfeições e buscar sempre a qualidade.
 
2.6) Podemos definir a liderança autocrática como:
(a) Aquela em que se exerce a liderança de forma centralizada, preocupada somente com os resultados e exercendo forte domínio sobre as pessoas.
(b) Aquela em que se exerce a liderança de forma descentralizada, preocupada somente com os resultados.
(c) Aquela em que se exerce a liderança impondo o medo constante aos subordinados, mas permitindo que interfiram nas decisões do líder.
(d) Aquela que proporciona alto nível de produtividade e criatividade. Nela o líder é substituído por toda a equipe.
 
2.7)  Cláudio é Chefe do Departamento de Ensino de Náutica da Instituição de Ensino Openmar, quando necessita tomar uma decisão e reúne seu time (liderados) e em conjunto solicita a opinião de todos, para então, encontrar a solução para a situação em questão. Essa atitude de liderança democrática apresenta as seguintes características?
(a) Liberalismo e centralização
(b) Valorização e imprescindibilidade
(c) Criatividade e Mecanismo
(d) Persuasão e sugestão
 
2.8) O Diretor de Operações da Brasjets, comandante Nicolau, recebeu a importante tarefa de conduzir o Projeto de reconstrução e modernização do cais de atracação dos navios da empresa em Macaé. Nicolau reuniu seus engenheiros e todos os gerentes que trabalham naquele cais e disse:
“Confio na capacidade de todos vocês. Assim, quero que conduzam os trabalhos, atuarei somente quando tiverem dúvidas e precisarem de mim. Quero que vocês mostrem suas competências e criatividade. As informações do projeto estão todas aqui sobre esta mesa (e apontou para um monte de papéis). Então, mãos a obra!”
Este estilo de liderança democrática emprega a:
(a) Imposição
(b) Supervisão
(c) Participação
(d) Facilitação
 
III) Leia o texto e responda às perguntas a seguir:
Subindo o rio Amazonas, o NM Pataxó encalhou num banco de areia. No momento do encalhe, conduzia o navio o Segundo Oficial de Náutica  Américo que, ao constatar o problema chamou o Comte Luís pelo sistema de alto falantes de bordo. O comandante que se encontrava na Praça de Máquinas tratando de uma avaria com o Chefe, subiu imediatamente e ao chegar na ponte de comando, encontrou Américo muito nervoso e pedindo desculpas pelo acontecido. O comandante assumiu, imediatamente a manobra e desencalhou o navio.
Já em águas tranqüilas, a manobra foi passada para o segundo piloto José, enquanto o comandante confortava Américo lhe dizendo “Meu rapaz, isto acontece com qualquer um, não
fique preocupado, siga as minhas instruções de navegação e mantenha os olhos bem abertos. Eu mesmo já encalhei algumas vezes neste rio gigantesco, mas traiçoeiro, de difícil navegação. Vou te dar algumas sugestões para navegação no rio Amazonas e depois pode reassumir a manobra, confio em você e até se sentir mais seguro, ficarei por aqui. Bom governo, rapaz!”
 
2.9)  Que habilidades técnicas e humanas o comandante Luís apresenta como líder?
Habilidades técnicas: conhecimento profissional, decisão e planejamento, solução de problemas, habilidade de ensinar e controle e supervisão
Habilidades humanas: poder de comunicação,espírito de justiça, respeito à dignidade humana, interação e cooperação, energia, entusiasmo e coragem de ousar
 
2.10)  Qual o estilo de liderança do comandante Luís?
Democrático com colaboração

Considerações Finais
Depois de muitos anos na marinha, exercendo diversos cargos de chefia e trabalhando em algumas empresas, já na reserva,constatei que a liderança servidora é a mais moderna e eficaz. Por isso, enfocamos o conceito, as técnicas e as características do líder servidor,onde “servir”, como vimos, nada tem a ver com ser subserviente ou realizaras vontades dos liderados,mas sim com satisfazer suas reais necessidades de segurança e bem estar para que eles possam atingir as metas estipuladas. Como em todo processo de verdadeira mudança, o caminho para o desenvolvimento da liderança  servidora é árduo e desconfortável, mas tem um final altamente gratificante porque produz resultados e é permanente.
exercite e desenvolva os conceitos estudado se colha os bons frutos da sua liderança, alcançando os objetivos almejados, com habilidades e segurança adequados e a frente de uma tripulação feliz e eficaz.

Obrigado!!!
Juarez Pereira de Melo
Capitão de Fragata

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